Endomorfo é aquele tipo de pessoa que apresenta dificuldade para perder gordura corporal, mas em compensação possui facilidade para ganhar peso (seja em músculos ou gordura). Pessoas com esse tipo físico precisam ficar atentas, pois apesar de ganhar músculos com facilidade, o ganho de gordura também vem fácil! Então vamos conhecer algumas características sobre esse tipo físico e ver qual seria a melhor estratégia para maximizar o ganho de músculo e minimizar o ganho de gordura!

Pela grande facilidade em ganhar músculos, os endomorfos conseguem sustentar um treino intenso! Porém, a facilidade em ganhar gordura faz com que seja necessário incluir exercícios aeróbicos no final do treino. Então vamos analisar algumas variáveis do treino:

DURAÇÃO DO TREINO: como a ideia é fazer musculação e depois aeróbico, e pelo fato do treino ter que ser intenso, não teria como sustentar essa atividade por muito tempo! Na minha opinião a duração total do treinamento seria de aproximadamente 75 minutos, sendo 45-60 minutos de musculação e 15-30 minutos de aeróbico!

INTENSIDADE: tanto o treino de musculação quanto o treino aeróbico devem ser intensos. Na musculação a ideia de levar o músculo até a FALHA continua, porém recomendaria chegar na falha com altas repetições (aproximadamente 15 REPETIÇÕES MÁXIMAS), para aumentar o tempo de trabalho do músculo e, consequentemente, aumentar o gasto calórico. No aeróbico o treino também tem que ser intenso! Então recomendaria um treino HIIT (se não conhece, veja um texto meu sobre o assunto http://www.marcelocolaneri.com.br/dicas-de-treino/123-h-i-i-t), por ser intenso e maximizar a queima de gordura, sem precisar gastar muito tempo.

INTERVALO ENTRE AS SÉRIES: a recomendação é 30 segundos! Dando pouco tempo de intervalo, o músculo não terá tempo suficiente para se recuperar, então ele precisará fazer mais esforço para concluir a série, intensificando o treino. Além disso, esse intervalo curto faz com que o metabolismo fique acelerado, aumentando o gasto calórico nas horas seguintes do treino.

DESCANSO ENTRE OS TREINOS: seguiremos o mesmo princípio dos outros tipos físicos, de deixar o músculo se recuperar totalmente do treino anterior antes de iniciar um estímulo novo. Então o intervalo entre um treino e outro tem que ser de no mínimo 72 horas, podendo chegar até 7 dias, dependendo da divisão do treino.

Ser endomorfo tem seus benefícios e malefícios, mas seguindo essas dicas tenho certeza que você vai aproveitar os benefícios (facilidade para ganhar músculo), minimizar os malefícios (facilidade para ganhar gordura corporal) e verá os resultados aparecerem cada vez mais.