Já sabemos que os mesomorfos são aquelas pessoas com corpos atléticos e metabolismo acelerado, apresentando facilidade em ganhar massa muscular e dificuldade em armazenar gordura! Muitos consideram o mesomorfo como o tipo de corpo dos sonhos para quem pratica musculação, então vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo físico para entender qual o melhor treinamento para essas pessoas!

Pela facilidade em ganhar massa muscular, o treino para mesomorfos deve ser intenso, pois eles possuem estrutura corporal para aguentar esse tipo de treino! Então vamos levar em consideração alguns fatores: 

DURAÇÃO DO TREINO: a ideia é realizar um treino “curto”, pois como o treino deve ser bem intenso, é humanamente impossível realizar um treino super intenso por um período prolongado de tempo. Então minha recomendação seria um treino de aproximadamente 60 minutos, não passando de 75 minutos!

REPETIÇÕES: para o treino ser intenso, você deve levar seu músculo até a FALHA em todas as séries! Como isso não é uma receita de bolo, não vou estabelecer um número exato de repetições, pois a ideia principal é fazer o máximo de repetições que seu músculo aguentar. DICA: em alguns exercícios diminua um pouco a carga e deixe o músculo falhar com muitas repetições; em outros exercícios aumente a carga e deixe que ele chegue na falha com menos repetições.

INTERVALO ENTRE AS SÉRIES: quanto maior o descanso, mais o músculo se recupera e, consequentemente, mais fácil fica o treino. Então a ideia é dar intervalos curtos entre as séries para o músculo não ter tempo de se recuperar, obrigando-o a fazer mais esforço para conseguir concluir a série, intensificando o treino. Minha recomendação seria de 30 segundos.

DESCANSO ENTRE OS TREINOS: o descanso é tão importante quanto o treino, então deixe o músculo se recuperar totalmente do treino anterior antes de iniciar um estímulo novo. Esse descanso tem que ser de, no mínimo, 72 horas; porém em alguns casos a recuperação pode demorar 7 dias, dependendo da divisão do treino!

Mesomorfo é o tipo de corpo “ideal” para quem gosta de treinar, então se você tem esse tipo de corpo, siga essas dicas e veja os resultados aparecerem cada vez mais!