Como já vimos na postagem anterior (se não viu, VEJA!), ectomorfos são aquelas pessoas magras e com dificuldade para ganhar peso, tanto em músculos quanto em gorduras. Vamos conhecer mais um pouco sobre esse tipo físico para entender qual o melhor treinamento para essas pessoas!

Além do baixo peso, é muito importante ter em mente que os ectomorfos também possuem baixa resistência, pois esse fator irá direcionar praticamente todo o treinamento para essas pessoas! Isso porque o principal erro que os ectomorfos cometem é querer treinar demais, ficar horas na academia por achar que essa é a melhor estratégia para pessoas com baixo peso e com dificuldade para ganhar massa muscular. Mas veremos que na verdade eles devem fazer o contrário:

DURAÇÃO DO TREINO: ficar horas treinando só vai fazer com que eles gastem massa muscular, entrando em catabolismo e indo totalmente contra o objetivo deles. Então para essas pessoas, o ideal seria fazer treinos com duração máxima de 60 minutos!

REPETIÇÕES: se a ideia é ganhar massa muscular e a resistência é baixa, não adianta querer fazer muitas repetições. Tente chegar sempre na falha muscular próximo das 10 repetições.

INTERVALO ENTRE AS SÉRIES: a baixa resistência não permite que os intervalos sejam curtos (30 segundos), só que o intervalo também não pode ser longo (60 segundos) senão o treino irá demorar mais e provavelmente ultrapasse aqueles 60 minutos citados anteriormente. Acho o ideal então manter um intervalo de 45 segundos entre as séries.

DESCANSO ENTRE OS TREINOS: para maximizar o ganho de massa muscular, é necessário deixar que o músculo esteja totalmente recuperado do treino anterior, então na minha visão seriam necessárias 72 horas de descanso entre um treino e outro, para o músculo estar totalmente recuperado e pronto para um novo estímulo (por exemplo: se você treinou peito na segunda-feira, pode treinar peito de novo quinta-feira).

Tenham uma coisa em mente: durante o treino você só está “castigando” seus músculos; é no descanso que o músculo se recupera e evolui! Então não precisa ficar horas treinando, e não queira treinar o mesmo músculo todos os dias! Respeite a tríade TREINO + DIETA + DESCANSO e veja os resultados aparecerem cada vez mais!