Existe um princípio dentro do Treinamento Desportivo conhecido como Princípio da Individualidade Biológica; em resumo, esse princípio deixa claro que cada pessoa tem um corpo e um metabolismo próprio, e com isso responde de formas diferentes para diversos treinos e dietas. Quem determina isso é nossa genética, então a ciência determinou 3 tipos de corpos: os ectomorfos, os mesomorfos e os endomorfos. Quer saber o significado de cada um para descobrir qual seu tipo de corpo? Então vamos lá...

ECTOMORFO 

Tipo de corpo com aparência fina e baixo nível de gordura. Os indivíduos com um tipo de corpo ectomorfo geralmente possuem corpos finos, com ombros, cintura e quadris estreitos. Os ombros, além de estreitos, costumam ser caídos. O rosto tende a ser triangular, as características faciais são nítidas.

É fácil para alguém com esse tipo de corpo perder peso e se manter com baixo nível de gordura corporal. Porém, os ectomorfos tem mais dificuldade em ganhar massa muscular do que os outros.

 

  

MESOMORFO

Um corpo atlético com metabolismo acelerado. Os mesomorfos são frequentemente descritos como pessoas com corpos atléticos. Um indivíduo com esse tipo físico, geralmente tem um corpo magro com muita facilidade em ganhar massa muscular.

A maioria dos mesomorfos tem a cintura baixa, estreita e ombros largos. Possuem uma mandíbula quadrada e maçãs do rosto proeminentes. Essas pessoas tendem a ter um metabolismo rápido, facilitando a tarefa de perder peso.

Os mesomorfos tendem a ter pernas e braços bem desenvolvidos, com músculos fortes e definidos.

 

 

ENDOMORFO

Esse é um tipo encorpado, com mais gordura corporal. As pessoas com esse tipo de corpo normalmente possuem ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos redondos. Os braços e pernas costumam ser curtos, salientando ainda mais o aspecto encorpado das pessoas endomorfas. Na maioria dos casos, as pessoas têm uma cintura alta, e mãos e pés pequenos. 

Além disso, os endomorfos possuem um nível maior de gordura corporal, porém tem mais facilidade para construir tecidos musculares do que os demais.

Infelizmente, perder peso é uma grande dificuldade para as pessoas endomorfas.

  

 

Identificou seu tipo de corpo? Então fique ligado nos próximos textos, pois irei descrever qual o melhor treino para cada tipo de corpo!