Hoje em dia, correr é uma das atividades mais realizadas por pessoas com os mais diversos objetivos. Isso porque ela é uma atividade que resulta em diversos benefícios para quem pratica; porém é necessário se preparar para praticar essa atividade física. Vamos saber um pouco mais...

A corrida é uma atividade que promove alguns benefícios para seus praticantes, entre eles:

- aumenta o condicionamento físico;

- fortalece os músculos;

- ajuda no emagrecimento;

- combate a insônia;

- auxilia no controle do colesterol;

- ajuda a prevenir a osteoporose;

- libera endorfina (hormônio do bem-estar).

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para correr, pois se você não estiver fisicamente preparado para isso, ao invés de aproveitar esses benefícios, você pode “ganhar” problemas, como lesões crônicas na coluna, quadril, joelho e/ou tornozelo, além de lesões musculares. Isso porque a corrida é uma atividade que tem muito impacto, então é necessário um bom preparo dos músculos (em especial a musculatura das pernas e da região do CORE - abdominal e lombar)  e das articulações (em especial o tornozelo, joelho, quadril e coluna).

Sendo assim, devemos fazer exercícios para trabalharmos TODOS os músculos da perna (quadríceps, isquiotibiais, glúteos, iliopsoas, abdutores de quadril, adutores de quadril, panturrilha e tibial anterior), além de exercícios para fortalecimento do CORE (abdominais e paravertebrais). Fortalecendo essas regiões, que são as que mais sofrem com o impacto da corrida, você estará prevenindo algumas lesões que podem resultar do correr (caso você não esteja preparado para tal atividade), e ainda poderá aumentar seu desempenho na corrida, sustentando a atividade por mais tempo e com uma intensidade maior.

Entre em contato e veja qual seria o melhor treino para você se preparar para correr de forma eficiente e segura.