Anteriormente vimos alguns pontos importantes sobre o Whey Protein, que é o suplemento mais utilizado no mundo. Entretanto, o Whey não é o único suplemento proteico que existe no mercado; a Albumina e a Caseína também fornecem proteínas para nos ajudar a atingir a recomendação diária de proteínas. Vamos entender um pouco mais sobre esses dois suplementos e como eles podem nos ajudar a melhorar nossos resultados.

Como já sabemos, a grande vantagem do Whey Protein é sua rápida absorção. E é justamente esse fator que diferencia o Whey Protein da Caseína e da Albumina: a velocidade de absorção. Isso porque na Caseína e na Albumina as moléculas de proteína não se encontram quebradas, fazendo com que sua absorção pelo organismo seja mais lenta. Sendo assim, não seria ideal consumir Albumina e Caseína logo após o treino; nesse período então fazemos uso do Whey Protein para termos uma absorção rápida de proteína. Então qual a vantagem de consumir esses suplementos que demoram para serem absorvidos? A vantagem é manter os músculos abastecidos com proteína por longos períodos de tempo, evitando o catabolismo. Considero o melhor horário para fazer uso desses suplementos antes de dormir, pois assim fornecemos um suporte proteico durante o sono, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular. Agora vem a dúvida: qual escolher? Albumina ou Caseína?

As duas proteínas são de lenta absorção, porém temos algumas diferenças consideráveis. A albumina é a proteína da clara do ovo e demora entre duas e quatro horas para ser absorvida. Já a caseína é a proteína do soro do leite (assim como o Whey Protein) e demora entre seis e oito para ser absorvida. Além do fato da Caseína demorar mais para ser absorvida, outro ponto positivo para ela é em relação ao sabor, que é muito melhor que o sabor da albumina. Entretanto, o ponto positivo da albumina é o custo-benefício, pois é um suplemento muito mais barato que a caseína. Então minha conclusão é parecida com a conclusão do Whey: se tiver dinheiro disponível, escolha a caseína pela velocidade de absorção e pelo sabor. Entretanto, se a grana estiver curta, escolha a albumina. Independente da sua escolha, é só utilizar essas informações, usar esses suplementos corretamente e ver os resultados aparecerem cada vez mais!