Nas postagens anteriores já vimos a importância do consumo de proteínas antes e depois dos treinos. Sendo a proteína um nutriente fundamental para a saúde e para o desenvolvimento de nossos músculos, vamos descobrir então quantas gramas de proteínas devemos ingerir por dia.

Dentro da literatura, a recomendação diária visando saúde é consumir 0,8 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Entretanto, esse é um valor suficiente somente para prevenir a deficiência desse nutriente, não levando em conta a especificidade dos indivíduos. Se as pessoas possuem metabolismos diferentes, com composições corporais diferentes e treinos diferentes, é evidente que o consumo diário de proteínas não deve ser generalizado, concorda? Então vamos descobrir a quantidade diária de proteínas adequada para cada indivíduo, onde o fator principal que devemos levar em consideração é o objetivo de cada um.

A recomendação para pessoas que buscam emagrecimento é muito próxima da recomendação diária de saúde (0,8g/kg); entretanto ocorre uma alteração de acordo com o sexo:

Mulheres que buscam emagrecimento: 0,75 gramas de proteína por quilo de peso corporal

Homens que buscam emagrecimento: 0,84 gramas de proteínas por quilo de peso corporal

Obviamente que pessoas que tem por objetivo a hipertrofia devem consumir mais proteínas, pela sua importância na construção de massa muscular. Então as pessoas que buscam a hipertrofia devem estar em um balanço proteico positivo, ou seja, elas devem sintetizar mais proteínas do que o corpo está “quebrando” por conta dos treinos. Então para quem busca a hipertrofia, a recomendação diária de proteína é de 2 gramas por quilo de peso corporal.

Assim como seu treino deve ser específico para você, sua alimentação também deve ser específica para que você possa maximizar seus resultados. Adeque sua alimentação, veja o treino render mais e chegue cada vez mais perto do seu objetivo!