Nas últimas postagens abordamos bastante sobre o consumo correto de alimentos para intensificar os resultados dos treinos. Agora vamos entender um pouco mais sobre a hidratação durante o dia e como ela pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Isso porque a água é de fundamental importância para o corpo humano, que tem 60% de sua formação composta por água; já nossos músculos possuem 75% de água na sua formação. Além de sua enorme presença em nosso corpo, a água está presente em todas as reações químicas que ocorrem no organismo, além de dar forma e estrutura as células, regular a temperatura corporal e auxiliar no transporte de oxigênio e nutrientes. Apesar de todos os benefícios que a água proporciona a saúde, muita gente ingere pouca água durante o dia e acaba ficando desidratado, condição que resulta em aumento do ritmo cardíaco, tontura, dificuldade de concentração, espasmos musculares e problemas renais. Sabendo a importância da água e os malefícios que a desidratação traz ao organismo, vamos identificar qual a quantidade de água necessária que devemos ingerir durante o dia. Como foi feito nas postagens anteriores, não vou passar nenhuma “receita de bolo” por conta do Princípio da Individualidade Biológica (o que é pouco para você pode ser muito para mim ou vice-versa). Isso porque a quantidade necessária de água depende de diversos fatores, como: nível de atividade física, clima, metabolismo, peso corporal, dieta e estado de saúde. Para diminuirmos a margem de erro e respeitar o Princípio da Individualidade Biológica, minha recomendação é ingerir 35ml de água para cada quilo de peso corporal (ou seja, basta multiplicar seu peso corporal por 35); assim você descobre quantos litros de água você precisa ingerir por dia. Do total de água que você deve ingerir, 80% deve ser proveniente de líquidos (água e outras bebidas) e os outros 20% se referem a água dos alimentos. Sendo assim, agora é possível descobrir quantos litros de água você deve consumir durante o dia para evitar a desidratação e seus malefícios e poder ter mais resultado durante os treinos, chegando mais perto dos seus objetivos.