Para podermos atingir nossos objetivos com a atividade física, existe uma tríade formada por TREINO, DIETA e DESCANSO! Nas postagens anteriores ficou evidenciado a

importância do treinamento realizado de forma correta e do descanso adequado para evoluirmos e chegarmos cada vez mais perto dos nossos objetivos. Vamos então entender um pouco sobre o fator dieta, abordando primeiramente a importância de se alimentar regularmente durante o dia. Isso porque um dos erros mais comuns que vemos hoje em dia é o fato da pessoa fazer apenas 3 refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. Esse é um erro grave porque o espaço de tempo entre as refeições é muito grande, fazendo com que o metabolismo da pessoa fique mais lento; isso porque o corpo não sabe quando receberá nutrientes novamente, então em uma atitude de "sobrevivência", ele diminui a velocidade do metabolismo, gastando menos calorias durante o dia e acumulando mais gordura. Outro fator negativo de fazer somente 3 refeições no dia é que, pelo longo intervalo de tempo entre as refeições, normalmente a quantidade de alimentos consumidos é acima do necessário, aumentando o acúmulo de gordura.
Faz-se necessário então se alimentar mais vezes durante o dia, e chegou-se ao senso comum que o "ideal" seria comer de 3 em 3 horas. Mas algumas pessoas podem ficar meio receosas em comer tantas vezes por dia, principalmente aquelas que buscam emagrecer. Porém, já vimos os malefícios que comer poucas vezes ao dia traz ao nosso organismo. Vamos agora conhecer os benefícios de comer mais vezes durante o dia para tirar o receio de quem ainda não faz essa estratégia. Quando comemos de 3 em 3 horas, deixamos o corpo com uma boa carga energética, aumentando a disposição durante o dia e acelerando o metabolismo, gastando mais calorias durante as 24 horas do dia, diminuindo os estoques de gordura e evitando o catabolismo. Concluímos que é muito mais válido comer de 3 em 3 horas, independente do seu objetivo. Logicamente que para termos esses benefícios que comer mais vezes durante o dia proporciona, a escolha dos alimentos deve ser feita de forma correta. Abordaremos isso nas próximas postagens. COMA MAIS VEZES, EVOLUA MAIS!