Uma das maiores dúvidas dos praticantes de musculação é "quanto tempo devo descansar entre as séries?"

Para respondermos essa pergunta não podemos esquecer um dos princípios do treinamento esportivo, que é o Princípio da Individualidade Biológica; além disso, também devemos levar em consideração o grau de treinamento da pessoa e seu objetivo. Por exemplo, quando o objetivo da pessoa for aumentar somente a força muscular, sem visar mudanças corporais, o descanso entre as séries variam entre 3 a 5 minutos, visando a recuperação completa dos músculos e mantendo a força máxima em todas as séries.
Porém, se seu objetivo estiver relacionado com mudanças corporais, deve-se ter em mente que quando realizamos uma série na musculação, estamos causando microlesões no músculo alvo, diminuindo seu potencial de força; quando descansamos muito entre as séries (1 minuto ou mais), o músculo se recupera quase que totalmente da série anterior, utilizando o mesmo esforço para realizar a série seguinte, facilitando o treino. Entretanto, se o intervalo entre as séries for curto (aproximadamente 30 segundos), o músculo não estará totalmente recuperado da série anterior, precisando se esforçar mais na série seguinte para conseguir realizá-la, tornando o treino mais intenso. Se seu objetivo for perda de peso, os intervalos curtos farão seus músculos gastarem mais calorias para realizar a série, além de impedir que sua frequência cardíaca diminua muito, maximizando o gasto calórico. Se seu objetivo for hipertrofia, os intervalos curtos aumentam a produção de testosterona e do hormônio do crescimento (GH), que são hormônios anabólicos essencias para o ganho de massa muscular; além disso, esses hormônios ajudam a utilizar gordura como fonte de energia.
Sendo assim, descansar muito tempo entre as séries (1 minuto ou mais) não lhe trará benefício algum. Mantenha um descanso curto (30 segundos ou no máximo 45 segundos) para não deixar seu músculo se recuperar totalmente, intensificando seu treino e atingindo melhores resultados. O intervalo é uma variável tão importante quanto as repetições e a carga utilizada. Então chega de negligenciar essa variável; DESCANSE MENOS, EVOLUA MAIS!