Como vimos nas postagens anteriores (se não viu, veja), a forma mais eficiente e segura de emagrecer é combinar dieta restritiva com exercício físico, visando criar um balanço energético negativo.

Infelizmente, muitas pessoas imaginam que para emagrecer o único tipo de exercício que deveríamos incluir em nossa rotina de treino são os exercícios aeróbicos. Esse é um erro muito comum quando pensamos em emagrecimento. Isso porque emagrecer não quer dizer apenas perder peso na balança; emagrecimento saudável está associado com diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra. Se a pessoa fizer somente dieta restritiva, ela irá perder peso pela diminuição da gordura e da massa magra; se ela incluir apenas exercícios aeróbicos junto com a dieta, ela também perderá massa magra junto com a perda da gordura. Entretanto, se juntamente com a dieta a pessoa fizer exercícios aeróbicos e a musculação, ela estará mantendo ou até mesmo aumentando sua massa magra, maximizando a perda da gordura corporal.
Além do aumento da massa magra, a musculação acelera o metabolismo de seus praticantes, fazendo com que o corpo gaste mais calorias através de um processo chamado gliconeogênese, que é o processo de utilização da gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Quanto mais acelerado o metabolismo da pessoa, mais eficiente se torna a gliconeogênese, fazendo com que o corpo continue queimando gordura por muito tempo depois da atividade física.
Já passou da hora de quebrarmos esse mito de que a musculação engorda. O que a musculação faz é aumentar a massa magra e reduzir a gordura corporal. Pelo fato do músculo pesar mais que a gordura, algumas vezes o peso na balança permanece o mesmo ou diminui pouco, mesmo quando a pessoa perde uma quantidade significante de gordura e aumenta sua massa muscular. Então não fique tão obcecado pelo peso da balança, foque mais na qualidade do que na quantidade de peso perdido; é mais válido emagrecer 1kg na balança perdendo muita gordura e ganhando massa magra, do que emagrecer 5kg na balança através da perda da massa magra e da gordura. Inclua musculação com exercícios aeróbicos e dieta e tenha resultados mais eficientes e seguros!