Exercícios aeróbicos são exercícios que podem ser mantidos por um longo período de tempo, graças ao equilíbrio existente entre consumo e débito de oxigênio que o organismo necessita para produção de energia.

Esse tipo de exercício promove diversos benefícios, entre eles: aumento da capacidade aeróbica, diminuição da gordura corporal, diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diminuição do risco de desenvolver diabetes, redução da pressão arterial e diminuição do colesterol total. Como podemos observar, os exercícios aeróbicos promovem diversos benefícios relacionados a saúde. Entretanto, muitas pessoas realizam esses exercícios pensando mais na questão estética. Quando eles são realizados com o objetivo de mudar a composição corporal, devemos tomar alguns cuidados, principalmente se o exercício aeróbico for realizado junto com o treino de musculação; se fizermos da forma errada, ao invés de maximizarmos a queima da gordura, na realidade estaremos perdendo massa muscular. Isso porque o excesso de exercício aumenta a produção do cortisol, que é um hormônio catabólico que reduz os níveis de testosterona; isso pode provocar a perda da massa muscular, além de deixar o metabolismo mais lento, provocando o acúmulo de gordura.

Sendo assim, quando o objetivo é mudar a composição corporal, o mais indicado seria realizar os treinos de musculação e aeróbico em horários diferentes do dia, aumentando o gasto calórico e utilizando a gordura corporal como fonte de energia. Isso nem sempre é possível, então a melhor forma de realizar o exercício aeróbico para fins estéticos seria após a musculação com uma duração máxima de 30 minutos. Mas por que realizar o aeróbico depois da musculação? Porque durante o treino de musculação, o corpo utilizará o carboidrato como principal fonte de energia. Após a musculação, os níveis de carboidratos estarão baixos, fazendo com que o corpo utilize gordura mais rapidamente no aeróbico; isso porque a lipólise (queima de gordura) se maximiza quando os níveis de glicogênio (carboidrato estocado nos músculos e no fígado) estão baixos. Assim você preserva sua massa muscular e maximiza a queima de gordura, alcançando seus objetivos.