Um dos assuntos mais controversos atualmente nas academias é a questão do alongamento: devemos alongar, quando alongar, para que alongar são algumas questões que estão muito presentes hoje em dia. Vamos sanar essas dúvidas então?

Primeiramente vamos entender o conceito de alongamento. Alongamento são exercícios que promovem o aumento da flexibilidade dos músculos, visando alcançar maior movimentação das articulações. Além do aumento da flexibilidade, o alongamento promove outros benefícios, como: redução das tensões musculares, redução do encurtamento muscular, melhora da circulação sanguínea e prevenção de problemas posturais. Então o alongamento é importante, pois ele desenvolve a flexibilidade que é uma das capacidades físicas básicas do corpo, além dos outros benefícios citados.
Entretanto, o treino de alongamento deve ser realizado de forma correta. Isso porque muitas pessoas realizam esses alongamentos antes e/ou depois do treino de musculação, e essa não é a forma mais indicada. Isso porque quando você realiza alongamentos antes do treino de musculação, você está estirando as fibras musculares, e isso resulta em uma menor produção de força, tornando o treino de musculação menos eficiente. Alongar depois do treino de musculação também não é indicado, pois o treino causará diversas microlesões no músculo, e provocar um estiramento das suas fibras pode fazer com que essas microlesões (desejadas para melhoria) se transformem em uma lesão propriamente dita.
Isso não quer dizer que você não precisa aquecer antes de iniciar a musculação. Uma boa forma de aquecer antes do treino é realizar uma série do exercício inicial de cada músculo com uma carga baixa, preparando o músculo alvo e as articulações utilizadas para o esforço que está por vir.
Se o alongamento é importante mas não devemos fazer antes e/ou depois da musculação, quando fazer então? O alongamento pode ser feito antes de exercícios que não sejam de força (natação, ciclismo, corrida), ou então em horários que você não treine: caso treine de noite, alongue de manhã; caso treine de manhã, alongue a noite. Assim você obtém os benefícios do alongamento e não atrapalha seus treinos.